CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 5 de setembro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA 10 UNIDADE 20 TP 05

Na manhã do dia vinte e oito agosto de dois mil e nove, na Escola Municipal João José Leite da Silva, realizou-se mais um encontro do Gestar II. Às dez horas , iniciamos a aula com um fundo musical, Luar do sertão sob a interpretação de Milton Nascimento1 e Luiz gonzaga2 e Nave Terra interpretada por Rita Lee3 , referindo-nos a unidades 19 e 20 do TP5 – Coesão e relações Lógicas no texto.

Iniciamos com uma socialização das atividades, Avançando na Prática das Unidades 19 e 20, desenvolvidas com os estudantes em sala. Houve comentários detalhados do desenvolvimento do Avançando na Prática, das dificuldades e facilidades que os cursistas tiveram mostrando exemplos práticos que contribuem na interação da proposta.

Seguimos a aula com questionamentos efetuados pelos cursistas referentes as Unidades estudadas dezenove e vinte, do caderno de Teoria e Prática .

Fizemos a aplicabilidade do assunto das Unidades 19 e 20, com atividade em grupo – a sala foi dividida em dois grupos: grupo 1: relações lógicas de temporalidade caracterizando o verbal e o não-verbal através de perguntas e explicações; e produção oral de uma narrativa a partir de figuras distribuída aos participantes da oficina. Grupo 2: de relações lógicas com produção escrita, através de imagem sem identificação escrita, fazendo aplicabilidade de marcas lingüísticas coesivas e as substituições das mesmas por palavras com mesmo sentido; e apresentação de um personagem através de dramatização expondo só os adjetivos de negatividade, seguindo com uma produção escrita, comparação do texto escrito com os adjetivos do personagem descritos e finalmente a apresentação do texto original.

Continuando, houve a elaboração escrita e individual de um texto publicitário explorando a construção de significados de múltiplas maneiras. Ao término das atividades cada grupo expôs seu trabalho,explicando o conteúdo do seu cartaz।Para concluirmos as atividades do TP 05,fizemos alguns comentários sobre a próxima atividade do TP 01.


0 comentários: