CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 15 de agosto de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA 09 UNIDADE 18

Oficina 9 - TP5 - Nossa última oficina deste primeiro semestre foi realizada nesta sexta-feira, quatorze de agosto, e teve duração como sempre de quatro horas. Iniciamos com uma reflexão sobre o desenvolvimento do nosso curso. O realmente eles estão achando do curso?Se precisa mudar alguma coisa? Quais foram os pontos positivos e negativos do nosso curso?Fizemos o estudo da Unidade 17 - Estilística e Unidade 18 - Coerência Textual. Discutimos as seções de modo a socializar e compartilhar nossas leituras. Para ilustrar e fundamentar nossas discussões da seção 1 da unidade 17 “A noção de estilo e o objetivo da Estilística”, vimos um vídeo do poema “Trem de Ferro”, de Manoel Bandeira e ouvimos a música “Berimbau”. Na sequência, os professores relataram suas experiências e a atividade mais trabalhada foi a unidade 17 , o Avançando na Prática da página 40, seção “a estilística do som e da palavra”, que propõe um trabalho articulado sobre coerência textual. Também foram realizadas algumas atividades da AA5. Houve muita troca de experiência e as discussões foram bastante contundentes. Uma das maiores inquietações dos professores é fazer com que os alunos produzam textos coerentes e desenvolvam um bom nível de argumentação. Por isso, foi ressaltado que o trabalho com coerência deve ser permanente no dia-a-dia do professor de português.Após esse momento, fomos para a realização da proposta de análise do texto publicitário.Comentamos sobre a necessidade de se trabalhar o texto publicitário permanentemente na sala de aula, uma vez que é um forte instrumento para desenvolver criticidade e cidadania. Apresentei a proposta da oficina, a partir do texto publicitário. Não pude dividir a turma em grupo,porque faltou uma das cursistas. Foi uma atividade bastante difícil,porque professores não conseguiam passar para o papel ,o que realmente era necessário.Após muita conversa, o grupo expos suas análises por meio de cartaz e reflexões. Foram analisados: recursos verbais, a coesão,coerência ,intencionalidade ,aceitabilidade e informatividade. Houve muita interação, surgiram várias dúvidas que foram discutidas e debatidas pelo grupo.No momento final, pedi para os professores a avaliação do nosso encontro.Passei o vídeo(ler deveria ser proibido).E pedi que fizessem uma reflexão sobre a mensagem.Até o próximo encontro.


Maria Edite Caracol- MS

0 comentários: