CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 8 de julho de 2009

LEITURA E PROCESSO DE ESCRITA I

Esta oficina aconteceu no dia vinte e seis de junho .Iniciamos o encontro com o clipe 'MEMÓRIA VIVA'',de Carlos Drummonde de Andrade.Após este momento iniciamos o TP 4.,com uma intensa discussão sobre o processo de Letramento e a necessidadede desenvolver habilidades que tornem nossos alunos proficiente em leitura.Sabemos que por meio de Letramento,que tornam as pessoas criticas e atuantes no meio em que vivemos.Passamos a refletir sobre o uso e as reflexões nas práticas diárisas.Cada cursista,comentou sobre as atividades das seções.Distribui algumas questões, para que os professores debatessem em grupos ,para depois fazermos a socialização.
Apresentei um vídeo com o poema"O QUE É LETRAMENTO" de Magda Soares,para que eles percebessem claramente o verdadeiro sentido do letramento.
Iniciamos o segundo momento com a exposição dos relatos da lição de casa.Recolhi os relatos,e abri espaco para que cada cursista pudesse expor sua experiência.Foi um momento muito p
roveitoso por que cada um pode aproveitar a expêriencia do seu colega.
No terceiro momento a turma se dividiu em dois grupos e cada um montou uma proposta de trabalho em torno do poema 'CIDADEZINHA QUALQUER" de Drummond.Para finalisar esse momento cada grupo apresentou seu trabalho. Um grupo avaliou o grupo do outro e deu sugestões. Foi um momento muito rico e prazeroso. Antes de terminarmos este encontro comentamos o titulo da proxima unidade:Mergulho no Texto e perguntei o que ele sugeria. Os cursistas expuseram sua hipóteses e dperguntei a eles se estavam preparados para esse mergulho? Assim concluimos mais um encontro. Ate´o proximo.
Maria Edite Caracol MS

0 comentários: