CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 19 de junho de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA 05 UNIDADE 10- GENEROS TEXTUAIS

Nosso quarto encontro foi realizado no dia quinze de maio. Iniciamos nossas atividades com a dinâmica. “QUEM SOU EU”. Logo depois, dei inicio ao nosso trabalho com a exposição de texto sobre gêneros textuais. Levei Xerox para o grupo, onde feito leitura compartilhada. Depois da leitura cada professor comentou sobre o texto. Debatemos sobre o texto-narrativo e suas características em tempo, espaço e personagem. Sobre as seqüência tipológicas injuntivas ou instrucionais , eles tem o objetivos de instruir o leitor sobre alguma coisa. Sequência preditivas que tem por objetivo fazer o leitor/ouvinte acreditar em um estado de coisas que ainda está para acontecer.Houve a participação de todos.
Então seguimos para a segunda etapa do nosso trabalho. Avançando na pratica.Cada professor relatou sobre a experiência que tiveram em sala de aula com seus alunos.Esse momento foi bom,porque pude perceber que todos estavam a vontade para expor sua experiências.Apos os relatos prosseguimos para a realização da oficina cinco unidade dez.Cada professor ficou responsável em desenvolver uma atividade para trabalhar na série em que trabalha.No término das atividades cada professor comentou como desenvolveu sua oficina.Houve uma troca de experiência maravilhosa pois,cada aumentou o seu conhecimento com essa troca.
Ao término das apresentações, os professores cursistas relataram como foi a nossa oficina em forma de relatório. Para terminarmos nosso encontro ,lancei o questionamento sobre leitura ATIVA.E disse que seria assunto para o nosso próximo encontro.

RELATÓRIO DA OFICINA 06 UNIDADE 12-A INTERRELAÇÃO ENTRE GENEROS E TIPOS TEXTUAIS
O quinto encontro, aconteceu no dia vinte e nove de maio. Iniciei o encontro com uma mensagem .Apos a mensagem comecei o nosso trabalho com a exposição sobre leitura Ativa.Cada professor deu sua opinião sobre o conceito de leitura Ativa.Também comentamos sobre Tipos Textuais e suas características e enfatizamos a importância de como aparecem nos textos, como são definidos,inclusive os tipos injuntivos e preditivos ,que são pouco conhecidos,mas tem um emprego bastante utilizado no nosso cotidiano.
Em seguida os professores apresentaram suas experiências com as atividades do Avançando na prática. Esse momento está cada vez melhor, porque os professores apresentam suas experiências sem nenhuma dificuldade, eles ficam bem a vontade para expor suas atividades desenvolvidas com seus alunos. Depois dos relatos apresentei o texto condutor da nossa oficina. Dois professores, leram o texto.Comentamos as seqüências tipológicas do texto. Pedi que formasse dois grupos para analisarem o texto do Jô Soares e que utilizassem as questões propostas na oficina seis unidade doze. Depois disso ,comentamos a respeito do tema das ultimas unidades do TP3,para desenvolverem a proposta da oficina.Um grupo deveria enumerar argumentos para que o texto fosse considerado um exercício de redação escolar e o outro enumerar argumentos para mostrar não se tratar de um exercício escolar.Terminada as atividades ,cada grupo apresentou a posição que defendeu.Concluímos a oficina reforçando que os gêneros textuais são utilizados em diferentes situações e que sua composição tipológica não e nem homogênea nem previsível.Para despertar a curiosidade do grupo ,perguntei o que entendiam por Letramento? Disse que isso seria assunto do nosso próximo encontro.


RELATÓRIO DA OFICINA 6-ELABORAÇÃO DO PROJETO II
O nosso sexto encontro foi realizado no dia doze de junho.Para iniciarmos levei o slide ’’Ballet de harmonia’’,para os professores.Todos se emocionaram com a perfeição dos passos dos Dançarinos.Aproveitei aquele momento para lembrá-los que a união foi fundamental para o desenvolvimento daquele trabalho.E que para o nosso projeto obter sucesso nós iríamos precisar dessa harmonia ou seja,dessa união. Logo após a apresentação retornamos ao nosso projeto. Como ficou combinado que os professores trariam os temas definidos. Assim foi feito. Uma das professoras ,ainda estava em duvida sobre o projeto.Então ,expliquei novamente a proposta do Gestar sobre o projeto ,parece que ficou mais claro para ela.A outra professora estava achando difícil em desenvolver o projeto,devido ela morar,num local de difícil acesso e não teria material para desenvolver o seu projeto.Mas o grupo propôs que iria ajudá-la,quanto ao material.Para finalizarmos o nosso encontro,ficou decidido que todos iriam desenvolver seus projetos sobre leitura.
O que pude perceber que o grupo está bastante otimista em desenvolver o projeto.
Nesse encontro foi definido o tema, coleta de dados e a problematização.O nosso próximo encontro será no dia vinte e seis de junho.

2 comentários:

Angela Vieira disse...

Oi Edite.Parabéns pelo trabalho.Você me perguntou sobre a Caixa de Linguagem,está no AAA4(pg113). É uma atividade para trabalhar com vários tipos de textos. Bjos.

Adelaide de Paula Santos disse...

Será que agora vc se encontrou? Parece que sim, aliás, espero que sim...Qualquer dúvida, mande-me um email,ok?